Edit

Contato

 UTI do hospital de Maravilha tem data para funcionar

Dia 1º de dezembro de 2011. Esta é a data marcada para que a UTI do Hospital São José, de Maravilha, comece a funcionar. O acordo aconteceu nesta quinta-feira na secretaria de Saúde, na Capital, em uma reunião da direção do hospital com o secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira.

O deputado estadual Marcos Vieira, que participou do encontro, ajudou a construir uma solução para um impasse que se arrastava havia mais de dois anos. “O Oeste do Estado passará a ter 50 leitos de UTI com estes 10 que vão entrar em funcionamento. E isso, será vital para o Estado todo pois é um reforço significativo para a saúde”. disse Vieira, que também acertou um período de três meses para que se faça uma avaliação financeira da UTI para eventuais correções.

O secretário Dalmo confirmou o repasse mensal de R$ 65 mil, mais um aporte de R$ 600 mil para a compra de equipamentos e a adequação da lavanderia da instituição. “Dentro da realidade do Estado e da realidade do que os demais hospitais passam, tenho a certeza de que o São José vai conseguir manter a UTI em funcionamento”, confirmou o secretário.

Para o deputado federal Celso Maldaner, que também estava no encontro, o Estado fez a coisa certa ao anunciar o repasse. “A situação é crítica. Não há leitos disponíveis para atender todo o Grande Oeste e agora vamos ter mais tranqüilidade e os pacientes mais alternativas” garantiu Maldaner, que se colocou à disposição da instituição para encontrar alternativas financeiras caso não se chegasse a um consenso.

Nilvo José Dorndoerfer, presidente do hospital, assim como o cirurgião Robson Souza, a diretora executiva Neiva Schaefer e o diretor superintendente Aristides Brandão Filho, saíram satisfeitos do encontro. “Agora temos condições de equipar, abrir e manter a UTI que há tanto tempo estávamos lutando” confirmou o médico.

O funcionamento da UTI mobilizou a Associação dos Municípios de Entre Rios (Amerios) que realizou diversos estudos para encontrar uma alternativa financeira que pudesse viabilizar a abertura dos leitos. O secretário Regional de Maravilha Sandro Donati também se envolveu diretamente na questão. “As prefeituras, a sociedade organizada, os empresários, a imprensa, e as lideranças de toda a região colocaram de lado as diferenças políticas e agiram em benefício comum, e deu resultados”, enfatizou Marcos Vieira, referindo-se aos encontros realizados para debater o assunto. Em desses encontros, com a presença do secretário Dalmo de Oliveira, o salão principal do hospital São José ficou lotado de moradores e representantes da Amerios, que foram expor a preocupação da falta de leitos na UTI para a região.

A confirmação do repasse aconteceu um mês após a visita do governador Raimundo Colombo e do vice-governador Eduardo Moreira ao hospital, a convite do deputado Marcos Vieira. “Naquela oportunidade, mostramos a importância da UTI para a região toda e o empenho da equipe em abrir os leitos. O governador entendeu e definiu que o Estado faria o repasse de verbas” finalizou Vieira.

Além de Marcos Vieira e de Celso Maldaner, o deputado Mauro de Nadal também participou da reunião.

A assinatura do convênio deve acontecer na próxima semana em uma solenidade em Maravilha.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *