Aprovada por unanimidade no plenário da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, a mudança da subordinação dos municípios de Serra Alta e Sul Brasil, ambos no Oeste do Estado, da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó (SDR) para a SDR de Maravilha.
Motivado pelo deputado estadual Marcos Vieira (PSDB), a alteração foi requisitada pelo Governo do Estado.
“Era uma reivindicação antiga dos prefeitos e lideranças dos municípios. Isso vai beneficiar diretamente a população” garantiu Marcos Vieira.
A alteração, que foi feita nos incisos II e IV do artigo 80 da Lei Complementar número 381 de 7 de maio de 2007, pode garantir, inclusive, mais economia para quem precisa dos serviços das regionais.
“Por exemplo, para quem mora em Serra Alta e precisava tirar uma Identidade, tinha de se deslocar até a SDR de Chapecó, distante cerca de 75 quilômetros. Agora, com a mudança, precisa percorrer uns 16 quilômetros até a SDR de Maravilha”. Explicou o deputado.
Pela manhã, a alteração havia sido aprovada, também por unanimidade, na Comissão de Finanças e Tributação.
“Foi uma questão de coerência, pois nada justificava a formatação anterior” concluiu Vieira.
A partir de agora, a SDR de Maravilha passa a ter jurisdição sobre os municípios de Saudades, Bom Jesus do Oeste, Flor do Sertão, Iraceminha, Modelo, Pinhalzinho, Romelândia, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, São Miguel da Boa Vista, Tigrinhos e Serra Alta.
Já, a SDR de Chapecó, passa a responder pelas cidades de Águas Frias, Caxambu do Sul, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Guatambu, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Planalto Alegre e Sul Brasil.