Edit

Contato

 Privataria Petista

Não. Decididamente, não! Mas que é uma tremenda incoerência de discurso, é! Afinal quando do processo de diminuição da máquina estatal iniciada no governo Fernando Henrique Cardoso, o PT, por seu maior expoente, o ex-Presidente Lula, ofereceu duras críticas, posicionando-se frontalmente contra. Além do mais operou um ataque sistemático contra a mudança legislativa necessária, através de sua bancada no Congresso Nacional. Fernando Henrique teve que se explicar publicamente: “Lula se esqueceu dos ganhos que a privatização do sistema Telebrás trouxe para o povo brasileiro, com a democratização do acesso à internet e aos celulares”, replicou o ex-presidente a mais uma agressão do sucessor . “Esqueceu que a Vale privatizada paga mais impostos ao governo do que este jamais recebeu em dividendos quando a empresa era estatal. Esqueceu que a Embraer, hoje orgulho nacional, só pôde dar o salto que deu depois de privatizada. Esqueceu que essas empresas continuam em mãos brasileiras, gerando empregos e desenvolvimento no país” (artigo publicado no jornal Estado de São Paulo em 2009).

A própria presidente Dilma, quando era uma mera candidata rezando pela cartilha do seu mentor, asseverou que não cederia a tentação de privatizar. Agora, ante as evidentes vantagens republicanas da privatização, capitulou. Ainda em fevereiro deste ano foi realizado leilão que concedeu a grupos privados três dos maiores aeroportos do país: Guarulhos, Campinas e Brasília, afirmando que vão entrar nos cofres da União mais de R$ 24 bilhões. Esquecem os petistas que metade (R$ 12 bilhões) serão pagos pela INFRAERO (empresa estatal, ou seja, o próprio Governo Federal). Até o fim do ano poderá haver outro para passar a iniciativa privada mais três grandes aeroportos.

A contradição e incoerência do petismo evidencia-se no fato de, durante a campanha de reeleição em 2006, no segundo turno, Lula ter criticado as privatizações de FHC, assim como fez Dilma na última corrida presidencial. Fernando Henrique com a diplomacia que lhe é peculiar, defendeu a concessão dos aeroportos afirmando que as privatizações aumentam a capacidade de gerenciamento, de oferta de serviços, melhoram a eficiência e geram mais receita à União, por meio de impostos. “É uma questão de responsabilidade maior para com o país”, afirmou em vídeo divulgado em seu site. “Espero que agora os aeroportos comecem a funcionar e que dê tempo até a Copa”, arrematou.

É, o tempo é o senhor da razão.

Marcos Vieira

Deputado Estadual – PSDB

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *