Edit

Contato

 Palmitos terá curso de Direito da UDESC

Reitor Antônio Heronaldo confirmou a decisão de instalar o curso ao deputado Marcos Vieira

Foi confirmado. A Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC vai instalar um curso presencial de Direito em Palmitos. A decisão foi oficialmente comunicada ao deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) na manhã desta quinta-feira (15/05), no gabinete parlamentar.

Durante a tarde e noite de quarta-feira (14/05) o Conselho da UDESC debateu a viabilidade de oferecer o curso, fato que foi aceito pela maioria dos conselheiros. “É uma vitória para todo o Grande Oeste. Conseguimos um curso de Direito de uma das instituições de ensino mais respeitadas de todo o Brasil, e gratuita. Ganhamos todos, pois a universidade cumpre o seu papel de desenvolver o Estado e, especialmente, Palmitos, terá um novo ciclo para comemorar”, disse o deputado Marcos Vieira.

De acordo com o reitor da UDESC, Antônio Heronaldo, com a confirmação da instalação se iniciam os estudos administrativos para que a UDESC possa oferecer o primeiro vestibular à comunidade. “Mas estamos satisfeitos com esta construção, que envolveu muito a comunidade, os parlamentares e as lideranças da região de forma exaustiva. O importante é que estivemos ao longo deste processo abertos ao diálogo”, definiu Heronaldo.

Para o deputado Marcos Vieira, a participação das lideranças de Palmitos e de Pinhalzinho, onde também existe um campus da universidade, foi fundamental para que se chegasse ao resultado final. “Temos que agradecer ao prefeito de Palmitos, Norberto Gonzatti, ao prefeito de Pinhalzinho, Fabiano da Luz, aos vereadores e aos demais, aos vereadores, comerciantes e a todos os envolvidos nesta conquista. Esta questão está sendo debatida desde 2002, quando a universidade começou a oferecer o curso de Enfermagem e, logo após, o transferiu para Chapecó, causando diversos transtornos”, explicou Vieira.

Para o prefeito Norberto Gonzatti, a ação do deputado Marcos Vieira foi fundamental para esta conquista. “Estávamos não acreditando mais, pois foram várias as reuniões e deslocamentos, diversas audiências e a nossa comunidade não estava mais confiante. Mas com a persistência do deputado Marcos Vieira conseguimos esta importante vitória”, concluiu Vieira.

Cronologia

Maio de 2013 – Deputados debatem a situação da UDESC no Oeste do Estado em reunião conjunta com as Comissões de Finanças, Trabalho e Educação.

Julho de 2013 – Audiência Pública na Alesc reúne lideranças de Palmitos e Pinhalzinho, mais a reitoria da UDESC, para debater a manutenção e a expansão da UDESC no Oeste do Estado. A universidade alega não ter recursos para expandir.

Agosto de 2013 – Aprovada na Comissão de Trabalho, presidida por Marcos Vieira, audiência pública para debater a expansão dos cursos da UDESC em Palmitos e em Pinhalzinho.

Setembro de 2013 – Em Palmitos, no prédio da UDESC, lideranças apresentam pesquisa que aponta quais as necessidades da região para um curso superior.

Setembro de 2013 – Na sala da presidência da Alesc,em reunião entre deputados, lideranças de Palmitos e Pinhalzinho, deputado Marcos Vieira anuncia que defende carimbar os recursos para garantir a expansão da UDESC no Oeste.

Dezembro de 2013 – Projeto do deputado Marcos Vieira é aprovado em Plenário da Alesc. A emenda ao Orçamento do Estado, prevê que R$ 10 milhões sejam investidos. R$ 4 milhões para a implantar o curso de Engenharia Civil em Palmitos e o restante para a reforma do prédio e implantação do curso de Engenharia Química em Pinhalzinho.

Fevereiro de 2014 – Governador Raimundo Colombo veta a emenda ao Orçamento que destinava os recursos à UDESC

Março de 2014 – Lideranças de Palmitos e de Pinhalzinho reúnem-se com deputados e reitoria da UDESC para a definição dos destinos dos cursos. Nova data é marcada para outro encontro.

Maio de 2014 – Reunião do Conselho da Universidade debate o curso que será implantado na cidade de Palmitos.

14 de Maio de 2014 – Conselho da Udesc aprova a decisão de instalar o curso presencial em Direito em Palmitos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *