
Durante a reunião da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira, o deputado Marcos Vieira, que preside a Comissão, saudou a visita do secretário regional de Dionísio Cerqueira, Flávio Berté, e aproveitou para reforçar a importância do Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF) e dos exemplos que as iniciativas adotadas podem trazer aos demais municípios de Santa Catarina.
Uma das ações relatadas pelo deputado foi a divisão do transporte escolar. “De tempos em tempos, um município do Consórcio faz o transporte de toda a rede escolar da região” disse Vieira.
“Sugiro, inclusive uma Audiência Pública para que os demais prefeitos conheçam as ações e possam resolver questões em conjunto” emendou o deputado.
O CIF, que surgiu em 2009, é formado por quatro municípios – Dionísio Cerqueira (em Santa Catarina), Barracão e Bom Jesus do Sul (ambos do Paraná) e Bernardo de Irigoyen (Argentina).
Outra ação foi a implantação de uma agência do INSS na região. O órgão não instala agências em municípios com menos de 25 mil habitantes, mas considerou que o CIF atende as exigências para receber um posto.
Para Vieira, as ações integradas já estão promovendo o crescimento e o desenvolvimento social, cultural, econômico e ambiental de toda a região. “O Consórcio Intermunicipal da Fronteira é uma iniciativa que vai servir de exemplo não só para Santa Catarina e para o Paraná, mas para todo o Brasil”, finalizou o parlamentar.
O prefeito de Modelo, Emílio Ávila, também acompanhou a reunião, após visitar o gabinete do deputado Marcos Vieira