O deputado estadual Marcos Vieira entregou na ultima sexta-feira (14/06) ofício confirmando a destinação de R$ 30 milhões aos Consórcios Intermunicipais de Saúde. O documento foi entregue na cidade de Cunha Porã para Alexandre Fagundes, presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina.
Marcos Vieira foi o relator do PL 246.0/2018, que deu origem à Lei Orçamentária Anual, documento que estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício de 2019. “Este recurso irá beneficiar diretamente a população, pois vai aumentar o número de consultas, exames e outros procedimentos”, explicou o deputado.
Os R$ 30 milhões para os Consórcios Intermunicipais também foram uma demanda da Fecam, e o dinheiro irá beneficiar os oito Consórcios existentes, que atendem 16 regiões de Saúde do Estado. “Vamos dar suporte financeiro e assim ajudar a desenvolver o acesso para os serviços de média e alta complexidade, reduzindo filas e agilizando o atendimento”, concluiu o deputado.
A entrega do documento ocorreu na cidade de Cunha Porã, durante a Audiência Pública que tratou da possibilidade de fusão, emancipação e extinção de municípios com até 5 mil habitantes, fato que foi totalmente repudiado pelo deputado Marcos Vieira em seu discurso, logo após ter feito à entrega do documento ao presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde.