Edit

Contato

 Marcos Vieira comemora instalação da UDESC no Meio Oeste

A instalação da UDESC no Meio Oeste de Santa Catarina foi uma das primeiras bandeiras do deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) na Alesc.

Ainda no primeiro mandato, em 2007, Marcos Vieira se pronunciava em plenário, mostrando que a única universidade gratuita catarinense estava distante de uma das regiões mais importantes do Estado, por ser o berço da Guerra do Contestado, o maior conflito social do país e que, em 2012, completa seu centenário.

“A região Meio Oeste sofreu muito com a demora na industrialização e o êxodo rural, e também o êxodo de recursos financeiros, atrasaram o desenvolvimento desta parte importante de Santa Catarina”, disse.

Em seu discurso, na solenidade de instalação do campus de Caçador e também na mesma solenidade em Joaçaba, Marcos Vieira ressaltou que a criação da universidade, há quase 50 anos, foi obra de um visionário. “O lageano Celso Ramos governou nosso Estado e criou as condições para o nosso desenvolvimento, entre as instituições estão o BESC, a CELESC, a Secretaria do Oeste e a UDESC. Precisou outro lageano finalizar esta expansão”, disse Vieira, referindo-se ao atual governador Raimundo Colombo, também natural de Lages.

Ainda durante os pronunciamentos, Vieira mostrou um mapa de Santa Catarina onde constavam as unidades da UDESC no Estado. “Faço questão de marcar que a região Meio Oeste, ainda em branco neste mapa, terá sua universidade gratuita a partir de agora”, comemorou o deputado.

As solenidades de instalação dos campus de Caçador e de Joaçaba contaram a com presença do governador Raimundo Colombo e diversas autoridades.

Em Joaçaba, a unidade será instalada na antiga Escola Iraí Zílio, que foi doada pela prefeitura para a universidade e terá cursos voltados para a Tecnologia. Já em Caçador, a UDESC será instalada em um prédio da UNIARP e será voltada para a área da Saúde.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *