
No próximo dia 12 de dezembro, a Sociedade Beneficente Hospitalar Maravilha, conhecido como Hospital São José, receberá a Comenda do Legislativo Catarinense, uma das mais altas honrarias do legislativo, das mãos do deputado Marcos Vieira.
A sessão solene, às 19 horas, reunirá lideranças e entidades que se destacaram no Estado. “É uma honra poder homenagear esta instituição, pois acompanhamos o trabalho do hospital filantrópico e sabemos como é difícil manter as portas abertas. O São José presta um ótimo e importante serviço para todo o Oeste”, disse o deputado.
Instalado em Maravilha, no Oeste Catarinense, o hospital foi fundado em julho de 1956, e funcionou numa casa de madeira até 1961, quando, por uma mobilização comunitária, foram arrecadados recursos para construção de um prédio próprio, onde funciona até hoje, no centro da cidade.
Atualmente o São José conta com 93 colaboradores diretos e um corpo médico de 26 profissionais. Possui 76 leitos e cerca de 80% dos atendimentos são feitos pelo Sistema Único de Saúde.
A homenagem acontecerá poucos dias após a inauguração da UTI da instituição, que ocorre nesta quinta-feira em uma solenidade com lideranças estaduais, funcionários e a comunidade.
Os 10 leitos da UTI ficaram sem uso durante dois anos, devido ao custo de operação e manutenção ser muito alto. Após uma mobilização regional com o apoio do deputado Marcos Vieira, o Governo do Estado, pela Secretaria Estadual de Saúde garantiu o repasse mensal de R$ 65 mil, mais um aporte de R$ 600 mil para a compra de equipamentos e a adequação da lavanderia da instituição.
Para a diretora do hospital, Neiva Schaefer, a homenagem é o reconhecimento do trabalho de uma equipe. “Ficamos muito honrados e felizes e com certeza vamos comparecer na sessão com uma comitiva para receber esta comenda” disse a diretora.