Edit

Contato

 Grande Florianópolis define ações do Orçamento Regionalizado

A terceira e última etapa do Orçamento Regionalizado aconteceu nesta segunda-feira em São José e reuniu os municípios da Grande Florianópolis. Após 12 reuniões em diversas regiões do Estado, a Assembleia Legislativa encerrou a série de audiências com as principais demandas dos catarinenses.

Para a Grande Florianópolis, a mobilidade urbana, segurança e saúde foram os temas definidos para serem incluídos no Orçamento.

De acordo com o deputado Marcos Vieira (PSDB), que preside da Comissão de Finanças e Tributação da Alesc e também preside a Comissão Coordenadora do Orçamento Estadual, os dados levantados contribuirão para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício 2012 e a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2013.

Entre os representantes dos municípios da Grande Florianópolis, foram definidos para a inclusão no Orçamento a implantação do metrô de superfície da Grande Florianópolis; Reativação de leitos hospitalares da rede pública; Implantação de sistema de videomonitoramento.

Ainda conforme Marcos Vieira, um acordo feito entre os poderes Legislativo e Executivo no último ano tem permitido que as ações elencadas nas audiências públicas sejam incluídas no orçamento estadual, sem a necessidade de realização de emendas parlamentares. “Cerca de 43% das prioridades levantadas nas audiências do último ano já estão sendo executadas, como a abertura de 10 leitos no hospital São José, de Maravilha. Outras, devido a sua complexidade, exigem mais de um ano para a sua execução, como a construção de um hospital na Comarca de Biguaçu. Isto traz mais credibilidade ao Orçamento Regionalizado, revertendo-se em maior participação popular”, disse o deputado.

Além de Vieira, participaram o deputado estadual Valter Gallina, secretário regional da Grande Florianópolis Renato Hinnig, Djalma Berger prefeito de São José, Ernei Stahelin prefeito de São Pedro de Alcântara, Gean Loureiro, e diversas lideranças locais.

No encontro foram defendidos ainda a inclusão no Orçamento de obras como a ampliação do Hospital Cepon e a construção do Hospital de Biguaçu. Ambas as sugestões serão encaminhadas aos deputados para análise.

Desde maio deste ano foram realizados encontros em São Miguel do Oeste, Maravilha, Chapecó, Joaçaba, Caçador, Canoinhas, Joinville, Blumenau, Rio do Sul, Lages, Criciúma e Tubarão.

Ações da Grande Florianópolis

– Implantação do metrô de superfície da Grande Florianópolis

– Reativação de leitos hospitalares da rede pública

– Implantação de sistema de videomonitoramento.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *