Edit

Contato

Marcos Vieira – Deputado estadual

Neste dia 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher e são várias as merecidas manifestações de apreço pela figura feminina. Pilar da família, a mulher vem ao longo dos anos derrubando preconceitos e conquistando o espaço devido na sociedade.

Mas, um dia no calendário não basta para superar as barreiras que ainda precisam ser vencidas.

Há pouco mais de 80 anos conquistaram o direito do voto, mas muito antes disso já tinham como dever colaborar com o fortalecimento da economia.

Atualmente, um terço da população mundial é formada por mulheres que sustentam a própria família, sem abandonar os afazeres domésticos, gerando o ciclo perverso da tripla jornada. No Brasil, 20% das mulheres são a única fonte de renda da casa.

Mesmo assim, seu salário chega a ser 75,7% comparado com o de um homem na mesma função.

No Parlamento Catarinense, outra constatação do desequilíbrio. Dos 40 deputados, apenas 4 são mulheres.

Por outro lado, prova de persistência, elas já somam 57% das matrículas nas universidades e 60% de todos os formandos são do sexo feminino.

Que este dia 8 de março continue sendo de comemoração, de celebração pelas conquistas, mas que antes de tudo seja de alerta para que a sociedade não pare de buscar a igualdade, onde homem e mulher tenham realmente as mesmas condições de vida, e que o preconceito fique apenas como lembrança de um tempo que ninguém quer de volta.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *