Edit

Contato

 Cooperativas de energia elétrica conquistam direito de receber recursos do Estado

Deputado Estadual Marcos Vieira articulou a aprovação da Lei que vai aumentar a qualidade no fornecimento de energia para mais de 1 milhão de pessoas

As 22 cooperativas de energia elétrica que atuam em Santa Catarina vão poder contar com recursos do Governo do Estado para aumentar a qualidade do fornecimento e para ampliação de redes. A Lei 18.516 foi sancionada nesta quarta-feira (14/09) em uma cerimônia no Centro Administrativo, com a presença do Governador em exercício Moacir Sopelsa, do deputado Marcos Vieira e dos presidentes das 22 cooperativas.

O presidente da Federação das Cooperativas de Energia de Santa Catarina, a Fecoerusc Walmir Rampinelli disse que é um novo momento para as cooperativas. “Com apoio governamental, fica mais fácil executar essas obras que tornam essas empresas mais competitivas. É ganho para elas e consequentemente para o cooperado, queremos agradecer o empenho do deputado Marcos Vieira que entendeu a nossa realidade e do Governador Sopelsa que também atuou para que essa lei fosse aprovada”, disse Rampinelli.

O deputado Marcos Vieira salientou que as cooperativas, apesar de serem entidades privadas, cumprem um papel social muito grande, assim como as Apaes e as Redes Femininas de Combate ao Câncer e os Hospitais Filantrópicos. “Todas estas instituições já têm esse direito de fazer e de receber convênios com o Governo do Estado pela importância das suas atuações. Assim não é diferente com as cooperativas, que na maioria das vezes atua nas áreas rurais e são fundamentais para o desenvolvimento do Estado”, disse Marcos Vieira.

O governador em exercício Moacir Sopelsa disse que as cooperativas vão continuar crescendo e prestando um serviço à sociedade e que vão poder continuar contando com o apoio dos parlamentares como o deputado Marcos Vieira. “É meu último mandato, mas vocês estão bem representados na Assembleia, e vão poder continuar contando com o nosso trabalho e respeito”, disse Sopelsa.

No Projeto de Lei que deu origem à Política, 70,96% da geração de energia elétrica em Santa Catarina é, atualmente, originária de Pequenas Centrais Elétricas (PCH), Centrais Geradoras Elétrica (CGH) e Usinas Hidrelétricas (UHE), reflexo de mais de 285 empreendimentos instalados no Estado.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *