
Os 80 anos da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) foram comemorados em uma sessão solene, na noite desta terça-feira (07), na Assembleia Legislativa.
Proposta pelo deputado estadual Marcos Vieira (PSDB), a sessão reuniu autoridades, jornalistas, representantes da imprensa e os familiares do jornalista Altino Flores, o fundador da Associação, falecido em 1983.
A única filha viva de Altino, Noemi Flores Boppré, recebeu uma placa em homenagem à relevância das ações do jornalista, que também foi professor e ocupou cargos nas administrações de governos do Estado.
Em seu discurso, Marcos Vieira ressaltou a importância dos pioneiros como Altino e citou outros exemplos como Alfredo Lang, fundador da Rádio Super Condá, de Chapecó; Jairo Miguel do Jornal Novoeste, de Maravilha; Ageu Vieira, que labuta na comunicação há mais de 30 anos, 13 deles somente na Rede Peperi, de São Miguel do Oeste; fundador da Rede Regional, de Santo Amaro da Imperatriz, Luiz Goedert; jornalista e escritor Moacir Pereira; José Bráz, fundador da Rádio Comunitária de Biguaçu. “Assim como Altino, que foi um homem à frente de seu tempo, tivemos e continuamos tendo exemplos de homens que também investem na comunicação, seja abrindo empresas, seja no ofício do jornalismo. Isso tudo me faz ter a certeza de que a Imprensa Catarinense está em boas mãos”, disse Vieira.
Para Ademir Arnon, presidente da ACI, a sessão especial foi um marco na história da entidade, pois mostra a importância de sua existência na sociedade.
Raimundo Colombo, Governador do Estado, participou da sessão e ressaltou a importância da ética no dever diário do jornalismo.
Legenda de foto: Marcos Vieira entrega placa em homenagem aos 80 anos da ACI ao presidente da entidade Ademir Arnon