Acelera SC é o nome do projeto do Governo do Estado de Santa Catarina que prevê investimentos de R$ 3 bilhões, fruto de um empréstimo que o Governo do Estado fará com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Este recurso é o maior financiamento da história catarinense e trará benefícios tão grandes quanto o valor desta operação. Com a responsabilidade que o momento exige, o parlamento catarinense esmiuçou as ações que estavam previstas e, conhecedor da difícil realidade financeira, principalmente dos pequenos municípios, sugeriu alterações que foram acatadas pelo governo do Estado.
Assim, foram ampliadas de cinco para nove as áreas de investimento deste recurso, ficando em: saúde, segurança, educação, assistência social, justiça e cidadania, prevenção de cheias e secas, trabalho e habitação, infraestrutura e mobilidade e saneamento básico.
Com o montante, será possível incentivar o desenvolvimento, tanto econômico quanto social das nove grandes regiões catarinenses, sejam em estradas, em ampliação de escolas, em rede coletora de esgoto ou até mesmo em crédito facilitado para as micro e pequenas empresas.
Na Comissão de Finanças cumprimos nosso papel de ajudar o governo a investir os recursos de forma mais eficaz e sólida, fazendo com que o título deste programa, Acelera SC, seja realmente verdadeiro.
Marcos Vieira
Deputado Estadual
Presidente da Comissão de Finanças da Alesc