Edit

Contato

 Deputado diz que Brasil está se tornando uma Venezuela

Marcos Vieira disse que se a crise brasileira não for controlada, ficará muito próximo da situação enfrentada no país vizinho

O deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) usou a capa de um jornal para comparar a economia brasileira atual com a da Venezuela.

A edição de sábado do jornal Diário Catarinense, que trouxe a manchete sobre o aumento de 34% na conta de luz e uma foto de um mercado com as prateleiras vazias, por causa dos protestos dos caminhoneiros, foi usada para ilustrar as semelhanças.

Na tribuna da Assembleia Legislativa, Vieira mostrou a montagem feita com o jornal, que trouxe, ao invés do nome Diário Catarinense, Diário Venezuelano. “Quando vi a capa do jornal que ilustrava a situação em que estamos vivendo logo lembrei do noticiário venezuelano, e resolvi mostrar as semelhanças”, explicou Marcos Vieira.

Em seu discurso, o deputado citou o tarifaço do Governo Federal, que em menos de 60 dias reajustou o preço da energia elétrica em duas ocasiões, o preço dos combustíveis, dos pedágios, dos impostos sobre operações financeiras, além de índices do desemprego. “O povo está indo às ruas novamente para dizer que não está suportando mais. Esse descontentamento produz protestos como o dos caminhoneiros, e por isso, as mercadorias não chegam ao seu destino, causando o desabastecimento”, argumentou o deputado.

O desajuste fiscal, ainda de acordo com o deputado, está afetando diretamente a vida dos brasileiros. “Para conseguir manter as finanças do Governo Federal houve um aumento nos impostos de 150%, e isso vai refletir em desemprego, pois o empresário já não suporta mais ser penalizado e ter que arcar com as custas de um governo pesado e ineficiente”, concluiu Vieira.

A Venezuela, país vizinho ao Brasil,sofre há mais de uma década com a inflação e falta de mercadoria de consumo. O presidente Nicolás Maduro não consegue reduzir o endividamento do governo, que chegou a 51% do PIB, com uma dívida pública externa oficial de US$ 107 bilhões, sem contar a dívida da PDVSA (estatal de petróleo e gás), uma conta que pode chegar a US$ 140 bilhões.

Descontentes com a situação de seu país, estudantes saíram às ruas ainda em 2012, desencadeando uma série de confrontos com a polícia, fato que se repete até hoje.

Pontos em comum entre os governos Brasileiro e Venezuelano.

– Aumento da inflação

– Endividamento do governo

– Dívida da estatal de petróleo

– Protestos nas ruas

– Confrontos com a polícia

– Falta de produtos nos mercados

– Aumento de preços

– Os presidentes atuais agem na sombra de seu antecessor

– Ambos os países são generosos com a ditadura em Cuba, aplicando dinheiro naquele país.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *