Na última segunda-feira (16/12) foi realizada, nas dependências da Câmara de Vereadores de Maravilha, uma Audiência Pública da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a respeito do programa do Governo Estadual, SC Rural, que visa a aumentar a competitividade da agricultura familiar catarinense. A audiência foi proposta pelo deputado estadual, Marcos Vieira (PSDB), que ressaltou a importância de orientar e esclarecer os procedimentos, para obtenção dos recursos financeiros, aos produtores rurais, prefeituras, sindicatos, associações e a todos os interessados. “A viabilização dos recursos disponibilizados, a fundo perdido, pelo SC Rural vai agregar valor e gerar melhorias significativas para agricultura familiar”, afirmou o deputado.
A audiência contou com a participação de diversas autoridades regionais, prefeitos, vereadores, secretários municipais, além de presidentes de associações, cooperativas e lideranças do segmento agrícola que tiveram a oportunidade de entender os métodos e objetivos do SC Rural. O secretário regional da SDR de Maravilha, Valci Dal Maso, destacou a iniciativa do deputado, Marcos Vieira. “É extremamente importante que todas as entidades e agricultores saibam os caminhos para obter esses recursos”, disse. O prefeito de Palmitos e presidente da Amerios, Norberto Paulo Gonzatti, parabenizou Vieira por oportunizar a região um maior esclarecimento sobre o SC Rural. “As prefeituras tem dificuldade para auxiliar a agricultura que é o segmento mais importante da economia de quase todos os municípios da nossa região, e a viabilização dos recursos do programa podem melhorar essa condição”, enalteceu.
Vieira que presidiu o encontro esclareceu que diversos produtores rurais tinham duvidas a respeito de como acessar os recursos disponibilizados pelo SC Rural. “As informações repassadas pela equipe técnica do programa aproxima e aumenta a possibilidade de obtenção das verbas e facilita a execução dos projetos”, explicou. O programa que começou em 2010 será executado até 2016 e busca viabilizar investimentos de cerca de R$ 400 milhões, especialmente na agricultura familiar. “As pequenas propriedades somam 194 mil estabelecimentos no Estado, reunindo 180 mil famílias, ou 90% de toda a população rural catarinense”, complementou Vieira.
Durante a audiência pública o representante da Secretaria de Estado da Agricultura, Ely Moacir Rebelato e o gerente técnico do SC Rural, Roberto Abati explicaram os procedimentos e tiraram as duvidas das cerca de 200 pessoas que prestigiaram o evento. “A audiência foi muito produtiva e atingiu os seus objetivos. Acredito que a partir de agora essas informações vão se propagar pela região e os produtores rurais vão ter mais facilidade em acessar os benefícios do programa”, concluiu o deputado.