Cerca de 700 pessoas participaram, em Dionísio Cerqueira, de uma das maiores audiências realizadas pela Alesc
A estadualização da estrada que liga Dionísio Cerqueira a Princesa levou cerca de 700 pessoas para o Distrito de Jorge Lacerda, onde aconteceu uma audiência pública da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Marcos Vieira (PSDB).]
Na manhã desta sexta-feira (02/08), lideranças, autoridades e a comunidade dos dois municípios debateram a importância da pavimentação dos 33 quilômetros que, atualmente, são de estrada de chão. No encontro, o Deinfra anunciou que fará o estudo de viabilidade para levantar dados que possam fundamentar o processo de estadualização.
“A estadualização é fundamental para o desenvolvimento da região e para desafogar o trânsito da 163, rodovia que parte é BR, parte é SC, que está em processo de federalização, e que corta todo o extremo oeste”, disse o deputado Vieira.
A região que recebe mais de 1 milhão de turistas anualmente, principalmente argentinos que passam pelo local em direção ao Litoral Catarinense, também é responsável por uma parcela importante da economia. “Em Princesa temos uma fábrica de móveis, uma das maiores do Brasil e que exporta para mais de 20 países, sem falar que com o asfaltamento iria fomentar o turismo rural, ajudando a combater o êxodo rural”, explicou Vieira.
Em sua explanação, o vice-prefeito de Dionísio Cerqueira, Flávio Berté exaltou o empenho do deputado Marcos Vieira com a região. “Agradeço o deputado que é um incansável na luta da melhoria das condições dos pequenos municípios e não será diferente com essa estrada”, avisou Berté.
Além do Distrito de Jorge Lacerda, outras oito comunidades são cortadas pela estrada de chão. “Se formos pensar em crescimento não há como não pensar em asfaltar essa ligação”, alertou o prefeito em exercício de Dionísio Cerqueira, Gilberto Selzen, o que foi ratificado pelo secretário de desenvolvimento regional de Dionísio Cerqueira, Normélio Menegazzo.
Para o prefeito de Princesa, a estadualização seguido do asfaltamento, vão dar dignidade às comunidades. “Precisamos unir forças e pedir ao governador Raimundo Colombo que autorize o quanto antes o processo para que possamos seguir avançando ao progresso”, disse Orli do Nascimento.
Ao final do encontro o deputado Marcos Vieira leu a Carta da Rodovia da Fronteira, denominação dada à estrada pela proximidade com a Argentina e com o estado vizinho do Paraná. Na Carta, assinada pelas autoridades, ficou instituído a criação do movimento Estrada da Fronteira Já.
O documento será enviado ao governador Colombo. “Está muito claro a importância desta obra para Santa Catarina, pois também temos que citar a futura ferrovia do frango, que partirá de Dionísio Cerqueira e que precisa ter acessos de qualidade para escoar a produção ao Litoral e de lá para a exportação”, concluiu o deputado Vieira.
Além do deputado Marcos Vieira, também estiveram presentes o deputado Dirceu Dresch e a deputada Luciane Carminatti.