Edit

Contato

 Aprovada reversão de terreno da UFSC para duplicar a Edu Vieira

A duplicação da Rua Antônio Edu Vieira, no Bairro Pantanal, na Capital, deve sair do papel. Na última sessão da Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (19/12), os deputados foram favoráveis ao projeto do deputado Marcos Vieira, que prevê a reversão da área de 20 mil metros quadrados, atualmente, pertencente á Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

De acordo com o PL 120.8/2012, a área deverá ser revertida para o Estado, antigo proprietário, que repassará ao município de Florianópolis. “Assim estamos encerrando um capítulo que dura mais de 10 anos. Tempo em que as discussões e o projeto foram feitos e o dinheiro assegurado. Apenas uma parte das pessoas da Universidade estava querendo continuar atrapalhando a mobilidade da Capital”, disse o deputado Marcos Vieira.

O projeto do deputado começou a ser debatido em março de 2012. Passou pela Comissão de Justiça e pela Comissão de Finanças, aprovado sem restrições em nenhuma delas. Em plenário, foi confirmado por unanimidade.

As terras eram do Estado e foram doadas à União, na década de 70, para que a universidade fosse construída. Na soma, são mais de um milhão de metros quadrados doados à universidade, somente na Capital ao longo de 10 anos.

ENTENDA O CASO

– Há dez anos a prefeitura estuda uma solução para desafogar o trânsito no Bairro Pantanal

– Em 2003, a Câmara de Vereadores aprovou em sessão pública um projeto de duplicação de toda a via

– Os recursos para a obra foram garantidos em um financiamento internacional

– Um novo projeto foi elaborado, em 2008, prevendo duplicar um trajeto menor. (Dona Benta até a Eletrosul)

– A nova proposta prevê a criação de um cinturão viário, transformando a Rua Edu Vieira em mão única, assim como a Rua Capitão Romualdo de Barros, também no Pantanal.

– O Conselho Universitário da UFSC se posicionou contrário ao projeto do município.

– A UFSC montou um grupo de estudos para apresentar uma proposta à prefeitura da Capital e prevê, para março de 2013, uma audiência pública para debater a questão.

– Na tarde desta quarta-feira (19/12), os deputados aprovaram a reversão da área de 20 mil metros quadrados para o Estado, que repassará para o município.

– O documento será encaminhado ao Governador Raimundo Colombo para apreciação.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *