Edit

Contato

 Isenção do ICMS para os gramicultores

Maior produtora de grama do Estado, Biguaçu terá um incremento na economia com a alteração da legislação estadual do ICMS, que garante a isenção do imposto para os gramicultores.

A alteração foi comemorada pelo deputado estadual Marcos Vieira (PSDB), que acompanhou o processo desde o início em audiências na Secretaria de Estado da Fazenda e com o próprio governador Raimundo Colombo. “São inúmeras as dificuldades que os gramicultores enfrentam, onde têm várias despesas para corrigir o solo, uso de fertilizantes, além de investimentos na área da irrigação, por isso a isenção é necessária para que esse setor produtivo não acabe, afetando a economia regional”, disse Marcos Vieira.

Cerca de 70 famílias de Biguaçu atuam diretamente no plantio e na venda de grama para todo o Sul do Brasil e o plantio é feito duas vezes ao ano.

Com a isenção do imposto, garantido no artigo 5º do regulamento do ICMS, a situação econômica dos produtores tende a ficar melhor. “O Estado atendeu a um pedido dos próprios produtores, que agora vão ter uma despesa a menos e mais chance de lucro e de manter a atividade, evitando inclusive o êxodo rural”, concluiu Vieira.

Os tipos mais cultivados:

Sempre Verde: coloração verde vibrante, folhas largas e lisas e requer muitas podas. Costuma levar entre três e quatro meses para se desenvolver.

Esmeralda: amarelada, com folhas estreitas e pouco crescimento, o que requer pouca poda. Leva seis meses para se desenvolver.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *