Edit

Contato

 Marcos Vieira inaugura ponte sobre Rio Chapecozinho

Um sonho foi realizado neste sábado no Oeste Catarinense. A ponte sobre o Rio Chapecozinho no limite dos municípios de Entre Rios e Marema foi recuperada e entregue à população. Havia seis anos que a ligação não existia, depois que ela foi destruída, supostamente por uma cheia.

A inauguração da obra reuniu mais de 300 pessoas, principalmente os trabalhadores que usavam a ponte para encurtar em quase cem quilômetros a distância entre Entre Rios e Xaxim. A comunidade indígena também prestigiou a solenidade, já que a ponte está na área da Sede Xapecozinho, uma das maiores aldeias de Santa Catarina.

De acordo com deputado estadual Marcos Vieira, liderança que se envolveu diretamente na liberação das licenças e busca de recursos para a que ponte fosse reerguida,as dificuldades foram muitas. “Primeiro pela falta de recursos, depois por estar em uma área indígena e precisar da liberação de diversos órgãos, inclusive dos próprios índios. Mas o bom senso prevaleceu e pude cumprir minha promessa de atravessar a ponte a pé e também dentro do ônibus que leva os trabalhadores de Entre Rios para Xaxim”, explicou o deputado.

Com quase cem metros , a ponte foi totalmente reconstruída com madeira doada pelos índios.

A ligação, que após a inauguração começou a ser usada normalmente, vai beneficiar diretamente cerca de 300 famílias, pessoas que moram em Entre Rios e trabalham em Xaxim. “Antes, os trabalhadores tinham que sair de casa uma hora mais cedo para poderem chegar ao trabalho, e chegavam em casa uma hora mais tarde depois que largavam o serviço. Agora terão mais qualidade de vida”, concluiu o deputado.

Marcos Vieira colaborou, além da articulação política para a liberação das licenças com o IBAMA e com a Funai, com R$ 300 mil para que a ponte fosse construída e mais R$ 100 mil para Entre Rios e Marema pudessem recuperar as estradas que fazem a ligação.

Na solenidade, diversas lideranças regionais estiveram presentes, além do Secretário de Estado da Casa Civil, Gelson Sorgato, do deputado Federal Celso Maldaner e do Secretário de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, Carlos Colatto.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *