Edit

Contato

 Marcos Vieira destaca homenagens a Fernando Henrique Cardoso em SC

O deputado estadual Marcos Vieira usou a tribuna da Assembléia Legislativa na tarde desta quarta-feira para destacar as homenagens que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso receberá nesta quinta-feira, em Florianópolis. Às 11 horas da manhã, no Centro Administrativo do Governo do Estado , Fernando Henrique recebe das mãos do governador Raimundo Colombo a Medalha Anita Garibaldi – uma das mais altas honrarias do Estado. E às 14h30, o ex-presidente será homenageado com o titulo de Cidadão Honorário de Florianópolis, em sessão solene na Câmara de Vereadores de Florianópolis.

Vieira lembrou que a publicação da Medida Provisória 434 no Diário Oficial da União, no dia 27 de fevereiro de 1994, entrou para a história como um dos maiores feitos políticos do Brasil. Estava estabelecida a Unidade Real de Valor (URV), que em seguida se transformou na nova moeda, o Real. “O chamado Plano Real foi idealizado pelo então ministro da economia, Fernando Henrique Cardoso, e significou a estabilização da economia brasileira que até aquele momento apresentava índices inflacionários de até 2.500% ao ano”, relembrou Vieira.

O deputado disse que modernizações na legislação brasileira e alguns importantes órgãos públicos, como a Lei da Responsabilidade Fiscal, Advocacia Geral da União (AGU) e o Ministério da Defesa foram implementados durante os governos de Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. “Há ainda, destaque para os programas sociais conhecidos até então como Bolsa Escola, Vale Gás e Bolsa Alimentação, mais tarde reunidos e chamados de Bolsa Família no Governo Lula”, emendou.

Marcos Vieira citou ainda outras ações do Governo de Fernando Henrique Cardoso, como o equilíbrio fiscal, a abertura econômica a partir da redução de tarifas de importação e exportação, controle do câmbio, modernização e abertura da privatização de empresas estatais, com destaque para a telefonia, que se tornou popular em todo o país, além da adoção de políticas econômicas austeras e voltadas para o controle inflacionário.

“Agora o que se observa é que o monstro da inflação está em fase de engorda. O Governo Federal pouco está fazendo para controlar o avanço inflacionário. Não queremos isso, queremos continuar com a estabilidade econômica que iniciou em 1994”, finalizou.

Quem é

Sociólogo, professor e pesquisador, Fernando Henrique Cardoso escreveu sobre mudança social, desenvolvimento e democracia. Foi senador, ministro das Relações Exteriores e da Fazenda e presidente da República. É presidente de honra do Diretório Nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Co-presidente da Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia desde 2008, liderou em 2010 a criação da Comissão Global sobre Políticas das Drogas, organização não governamental de abrangência internacional. Presidente da Comissão Independente sobre AIDS e o Direito, e membro do Conselho de Líderes Globais para a Saúde Reprodutiva desde 2010.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *